O Sistema

Home » O Sistema

O que é?

A forma deslizante é um processo construtivo indicado para a execução de estruturas de concreto armado de relevante dimensão vertical com seção contínua ou variável.

O processo de formas deslizantes consiste, basicamente, em acumular concreto fresco sobre concreto em fase de endurecimento. O concreto, quando exposto pela forma em ascensão, está apto apenas a suportar o seu próprio peso. Entretanto, na medida em que a carga atinge proporções críticas, o concreto abaixo já atingiu boa parte de sua resistência nominal.

Como Funciona?

De acordo com as dimensões da estrutura a ser executada são confeccionadas as formas em madeira, revestida com chapa de aço galvanizado, ou metálicas.

As formas são fracionadas em partes (painéis) compatíveis com as dimensões da estrutura a ser executada. A rigidez da forma se dá através de vigas horizontais, corretamente dimensionadas, fixadas aos painéis da forma. A união entre os vários painéis da forma é feito através de cambotas (emendas das vigas horizontais).

Após a armação da estrutura até a cota dos painéis, a forma interna é posicionada e suas partes são unidas. Em seguida são fixados os cavaletes as formas internas. Esses cavaletes têm como função garantir a posição entre as formas interna e externa e fixar as formas aos macacos hidráulicos.

Os macacos hidráulicos são fixados às travessas superiores dos cavaletes. Pelos macacos são passadas barras de ferro de 1” que por sua vez são apoiados na estrutura de concreto, normalmente, o bloco de fundação.

A forma externa é colocada, unida e fixada aos cavaletes.

Com a forma montada e nivelada pode ser dado início à concretagem. A forma dever ser cheia até a cota dos painéis.

Quando o concreto começa a reagir, o sistema hidráulico é acionado, fazendo com que os macacos comprimam os barrões, consequentemente elevando a forma.

A forma deve ser cheia novamente até a cota dos painéis. O processo é repetido até o término da estrutura ou parada programada.

Quais as vantagens?

A mecanização, agilidade e demais características deste sistema tornam-no insuperável, possibilitando maior rapidez e economia na execução de grandes obras verticais.

O rendimento da forma deslizante em média é 20 cm/ hora e dependerá do bom desempenho comum de todos as atividades, bem como da temperatura ambiente, das condições meteorológica e do traço do concreto utilizado.

Componentes da Forma Deslizante

Painéis: Os painéis que compõem a forma são confeccionados em madeira, revestida de chapa galvanizada, ou chapas metálicas.

Cavaletes Metálicos: Os cavaletes fixam as formas internas e externas, garantindo assim a geometria da forma. Também servem para fazer a ligação entre a forma e o equipamento hidráulico e a fixação das plataformas de trabalho.

Equipamento Hidráulico: É composto por macacos hidráulicos, mangueiras de alta pressão e bomba hidráulica.

Plataformas de Trabalho (Andaimes): Os andaimes de armador e pedreiro são fixados aos cavaletes metálicos e são elevados junto com a forma.